domingo, 3 de maio de 2015

Enciclopediando #1

SELFIE: "Arte" de fazer retrato com pouco enquadramento e muita vaidade. A maioria dos registros é baseada numa falsa espontaneidade enfatizando sorrisos, decotes, tatuagens, óculos escuros e/ou a parte do corpo cirurgicamente moldado revelando aos mais atentos o grau de narcisismo (e/ou de estupidez) de quem fotografa.

A selfie é muito usada inconscientemente para aumentar a quantidade de "curtidas" nas redes sociais, mas, sem querer, a quantidade de piadas pode ser ainda maior.

Considerando o ditado que diz "uma imagem vale mais que mil palavras", até hoje não foi encontrada nenhuma selfie que tenha valido mais que três. São elas: "eu sou lindo".


PAU DE SELFIE: instrumento constrangedor (não só pelo nome) usado para melhorar um pouco o enquadramento na hora da selfie.

Não há uma explicação convincente para o fato de não usarmos a denominação original, "stick", considerada menos medonha. Afinal, há diversas palavras originárias de outros idiomas que foram incorporadas ou adaptadas ao nosso vocabulário justamente pela falta de uma tradução adequada para a língua portuguesa.

Em alguns casos até era possível a tradução, mas mantiveram o nome original em francês ou inglês a fim de agregar valor e assim aumentar o potencial de venda dos produtos ou serviços no mercado brasileiro. É o que aconteceu com "nécessaire", "menu", "buffet", "joystick", "videogame", "pendrive", "smartphone". Isso explica por que as pizzarias usam "delivery" em vez de "entrega em domicílio".

Minha teoria é a de que queriam sacanear o Brasil e testar até onde seu povo é capaz de chegar. Pergunte a uma periguete se ela recorreria a um "hair designer" ou a um simples cabeleireiro pra sair bem na selfie. Todos sabem que ela faz qualquer coisa por um "like" no Facebook, nem que para isso ela tenha que segurar num pau... de selfie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário