quarta-feira, 26 de agosto de 2009

É só uma mentirinha


Não é 1º de abril, mas vou falar sobre mentira já que não é só nesse dia que as pessoas mentem. A diferença é que no dia 1º de abril até os mais ingênuos ficam mais espertos e não acreditam logo de cara em tudo que leem, ouvem, cheiram, tocam ou degustam.

E por falar em dia da mentira, de tempos em tempos essa data se estende por mais alguns dias e essa época passa a ser chamada de Propaganda Eleitoral Gratuita, mas infelizmente não é o Pinóquio o garoto propaganda desse evento.

Provamos desde cedo o gosto da mentira. No meu caso tinha um gosto não muito agradável. Quando eu tinha 3 anos minha mãe me fez comer algo horrível dizendo que era tão delicioso quanto um bolo de nozes com cobertura de chocolate. Mentira.

Para ela foi uma mentirinha saudável para que o filhinho aqui crescesse forte e inteligente para nunca mais cair nessa história. Podia parar por aí, mas ela foi além. Dizia que aquilo tinha vitaminas A, B1, B2, C, D e mais metade das letras do alfabeto incluindo o K, o W e o Y, que oficialmente passaram a fazer parte da Língua Portuguesa dias atrás.

Falou demais, começo a desconfiar. Os caras que entendem de persuasão dizem que um argumento bom é melhor que vários ótimos porque a pessoa se prende numa só ideia. O problema é que alguns políticos sabem disso e alguns de nós, eleitores, não.

Seguindo meu constante exercício de caça aos mentirosos, comecei a perceber que o mundo estava infestado dessa praga. Há vários deles em Brasília, alguns na escola, alguns no trabalho. É possível até que um dos seus "amigos" seja um deles. Cuidado!

Em Brasília é fácil presenciar uma mentira, basta verificar quantas vezes o político diz promessa. Se você cansar de ouvir "eu prometo isso, eu prometo aquilo" já é um forte indício de que ele não vai cumprir o que disse. Será mais convincente se ele disser "eu farei isso, eu farei aquilo", percebem? Veja, com essa dica de persuasão você já pode cortar um dedo e fazer um discurso para presidente ou até mesmo fundar uma igreja e conseguir generosas doações de seus fiéis seguidores.

Então é isso. Comece a desconfiar de tudo, inclusive disso que acabaram de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário